top of page

As 20 qualidades essenciais ao Farmacêutico.

Antigamente, a formação acadêmica dos farmacêuticos era restrita às universidades federais. E, nessa época, as áreas de atuação dos farmacêuticos eram basicamente nas indústrias, laboratórios de análises clínicas e na área hospitalar. A revolução industrial e a produção de medicamentos em escala fizeram com que os “boticários” perdessem a sua essência. Devido à fragilidade da legislação referente ao comércio dos medicamentos, a responsabilidade técnica em farmácias e drogarias não tinha horários delimitados e, durante muito tempo, faltava farmacêutico para atuar na área do varejo, criando-se o termo “assinacêuticos” – baseado no fato de que o farmacêutico era o profissional que ia uma vez por mês ao estabelecimento para assinar o livro de lançamentos de receitas. E, para exercer essa atividade, não era preciso capacitação – apenas formação no curso de Farmácia.

Tudo mudou. Atualmente, com a quantidade de universidades que oferecem o curso de Farmácia, há uma grande disponibilidade de profissionais no mercado – e, proporcionalmente, existem hoje várias áreas de atuação, mas que requerem especialização e/ou experiência.

Passaram-se anos e para trabalhar no varejo ainda não é solicitada qualificação. A única exigência é que o profissional seja regularmente inscrito no Conselho de Farmácia e tenha horário disponível para assumir a responsabilidade técnica ou ter disponibilidade para ser “sócio” da empresa.

Assim como em qualquer outra profissão, o crescimento profissional dentro de uma empresa está relacionado à produtividade e ao aprimoramento dos conhecimentos, mas infelizmente poucas são as empresas que têm interesse e recursos para investir na capacitação de sua equipe. Cabe aos farmacêuticos ultrapassar essas barreiras e buscar as ferramentas que possam qualificá-lo para assumir novas funções dentro da empresa – e dar mostras de que também estão aptos a ser em incluídos no plano de carreira.

Em comemoração ao nosso dia, deixo aos amigos farmacêuticos 20 habilidades essenciais para o desenvolvimento e crescimento profissional no varejo

1 Capacitação 2 Autoconhecimento 3 Automotivação 4 Autoconfiança 5 Perseverança 6 Flexibilidade 7 Pontualidade 8 Assiduidade 9 Organização 10 Responsabilidade 11 Conhecer todo o funcionamento da farmácia, da abertura ao fechamento 12 Interagir com a equipe 13 Saber ouvir 14 Ser comunicativo 15 Ter cordialidade com os pacientes/clientes 16 Treinar sua equipe 17 Administrar conflitos 18 Cumprir prazos 19 Liderar 20 Ter visão de negócios.

Essas 20 habilidades estão ligadas às emoções e às motivações pessoais que impulsionam o profissional a fazer o que gosta e evitar as rotinas de trabalho, ultrapassar as barreiras dos conhecimentos técnicos, inovar e desbravar novos caminhos, estabelecer objetivos e criar metas para alcançar o sucesso pessoal e profissional.

Pessoas hábeis em analisar dados e o ambiente tomam decisões que agregam valor ao seu trabalho.

Respeite-se e faça-se respeitar. Seja farmacêutico, seja gestor das suas emoções e de sua própria vida.

Betania-45_edited.jpg
BETÂNIA ALHAN
Farmacêutica Consultora
 ME CONHEÇA
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page