Descarte correto de Equipamentos com mercúrio de acordo com a RDC922/24
Equipamentos com mercúrio, como termômetros e esfigmomanômetros, são classificados como Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) e, devido à toxicidade e alta volatilidade desse metal, seu descarte exige cuidados específicos para garantir a segurança ambiental e a saúde pública.
Esses resíduos devem ser armazenados em recipientes adequados e seu destino deve seguir as normas dos órgãos ambientais, com opções como recuperação e incineração. Além disso, a escolha do destino final dos resíduos de mercúrio deve seguir as orientações ambientais regionais, podendo incluir recuperação, incineração ou destinação a aterros específicos. Essas medidas garantem que o mercúrio, substância capaz de causar sérios danos ao sistema nervoso e ao meio ambiente, seja tratado e eliminado corretamente de modo a proteger a saúde dos profissionais e da comunidade.
Para entender as etapas do processo de descarte e conhecer as melhores práticas em conformidade com a legislação, acesse nosso material completo e fortaleça sua atuação responsável e segura na área da saúde:
Comments